segunda-feira, 14 de junho de 2010

Parada Obrigatória

Estação do Metrô Tucuruvi:

Pra quem sempre diz que não tem tempo, está sempre na correria, um bom motivo para PARAR E OLHAR EM VOLTA é a exposição que está na estação do metrô tucuruvi:


Essa exposição é um encontro de ''mulher pra mulher'', não que os homens não possam param também pra apreciar, mas eu, pelo menos, me identifiquei muito com as obras. O colorido e as ''formas disformes'' são engraçados, esuisitos e ao mesmo tempo tocantes porque revelam as diferenças com alegria e leveza.


Em tempos de ''padrão de beleza'', ver as diversidades em destaque é luxo!  

Parabéns, Thais Stoklos!

Eu recomendo!                                                                                                                                                                                       

Filme: A princesa e o sapo

Essa é a primeira animação que traz uma princesa negra como protagonista e a maioria das personagens é negra também.  

                                                   

Eu adorei a idéia da Disney e acho que até demorou muito para sair este filme, pois é muito importante, principalmente para as crianças negras terem um referencial de beleza, ainda mais uma ''princesa negra'', afinal, quem de nós mulheres, quando criança, não quis ser beijada por um príncipe encantado? (diga-se de passagem que muitas esperam até hoje o ''príncipe no cavalo branco'', mas isso é assunto pra outro dia rss). Foco nas crianças, porque é importante mostrar e divulgar a beleza dos negros, para que as crianças negras não se discriminem, como podemos ver nesse link: Teste do Racismo em Crianças.

Também fiquei chocada, mas se eu fizesse este quando era criança também responderia que a boneca branca era mais bonita e mais legal, afinal era isso que eu via na tv e na escola e ouvia dos meus queridos coleguinhas (é, a escola traumatiza e na minha época nem boneca negra tinha, pelo menos eu nunca tive uma e hoje na 25 de março encontramos várias rss). Quando somos crianças aprendemos por imitação, associação..se o mundo valoriza apenas a ''beleza branca'' isso faz com que os negros também se desvalorizem, principalmente as crianças que aprendem tudo como se fossem esponjinhas...e aqui no Brasil é uma miscigenação danada e ainda há tanta discriminação...Muita coisa já melhorou (que o diga os africanos nessa Copa), mas ainda há muito a se melhorar (contra todo e qualquer tipo de preconceito!). 

Voltando ao filme, achei muito divertido, porque aqui a princesa não é filha de reis e não quer beijar o sapo, apesar de sempre ter ouvido nas histórias infantis que o sapo viraria um lindo príncipe após o beijo... 

                                  

Mas o sapo insiste, faz promessas e a princesa o beija! Mas após beijar o sapo...vira uma rã!!! 

 

Bom..não vou detalhar o filme todo aqui, senão perde a graça! Mas o que quero relatar aqui é a experiência de ter assistido a esse filme, engraçado e musical, diferente dos outros clássicos, mas eu gostei e indico!

As melhores coisas do filme pra mim foram 2:

1 - É um filme sobre VALORES: mostra o valor do trabalho e em contra partida, que não devemos levar a vida tão a sério, porque se divertir não significa apenas ''levar uma vida sem limites''...Também não devemos apenas nos divertir e esperar que tudo caia dos céus: Nem oito, nem oitenta!

2 - O vagalume Ray é muito, muito fofo! Com um sotaque muito engraçado, ele literalmente é a luz do filme! Inicialmente, parece um louco correndo atrás de um sonho impossível. (E SONHAR É TÃO BOM, NÃO É?) Mas em nossa sociedade tão concreta e materialista acho que existe cada vez menos sonhadores, por isso adorei o Ray, ele faz a diferença! Contudo, sonhos não se realizam se a gente apenas  ''esperar que eles se realizem''..sem ação, um sonho nunca é concretizado! Ray é um exemplo de que devemos acreditar nos nossos sonhos não importa o que os outros digam!

                                                                          
Fica aí a dica! Assistam e depois me digam o que acharam!
 
temas blogspot - mario jogos